projeto

Ambiente Smart City

ABDI | Inmetro

 

 

Fomentar e fortalecer a Indústria Brasileira, inspirar os Gestores Públicos Municipais no processo de modernização das Cidades e impulsionar o movimento das Smart Cities no Brasil. Estes são os objetivos do maior e mais ambicioso Projeto de Cidades Inteligentes em nível federal.

NOSSO PAPEL

A SPIn é responsável pela modelagem e estruturação do Projeto, que objetiva, além de demonstrar e inspirar gestores públicos à adoção de tecnologias eficientes para Cidades, testar aspectos essenciais das soluções.

background-inmetro-pagina-interna.jpg
 

O Projeto

 

 

Conduzido pela ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o projeto do Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes, estruturado pela SPIn, integra a forte mobilização iniciada há alguns anos no âmbito federal, em prol da absorção de Tecnologias da Informação e Comunicação avançadas pelas Municipalidades, como instrumento de otimização dos serviços públicos prestados aos usuários-cidadãos.

Serão testadas e avaliadas, em ambiente real, no Campus do Inmetro (em Xerém/RJ), uma enorme diversidade de soluções para serviços públicos locais, baseadas na aplicação dos primados de Big Data e Internet das Coisas em nível municipal. Os fenômenos internos do Campus – onde convivem, diariamente, cerca de 2.000 (dois mil) servidores – serão utilizados nos testes, criando-se uma "minicidade inteligente" composta por uma enorme diversidade de players desenvolvedores, inscritos no projeto.

Centros de Comando e Controle, Infraestruturas Inteligentes de Telecomunicações e Conectividade na Cidade; Iluminação Pública Inteligente; Mobilidade Urbana Ativa e Inteligente; Monitoramento do Ambiente Urbano e Prevenção de Desastres; Água, Esgoto, Resíduos Sólidos, Drenagem; Segurança Pública; Gestão Energética Inteligente; Gestão da Saúde e da Educação Pública e Administração Pública Interativa são algumas das "faces da Cidade Inteligente" que comporão os testes realizados no Inmetro.

 

 

A SPIn é responsável pela modelagem e estruturação do Projeto, que objetiva, além de demonstrar e inspirar gestores públicos à adoção de tecnologias eficientes para Cidades, testar aspectos essenciais das soluções, como sua interoperabilidade e a observância a requisitos de cibersegurança, a fim de que o Inmetro, no exercício de suas competências legais relacionadas à metrologia, qualidade e tecnologia, pronuncie-se a respeito destes aspectos, oferecendo, assim, orientação às Municipalidades para os processos de absorção das tecnologias (via Parcerias Público-Privadas, Concessões, contratos de curto prazo, arranjos sob a Lei de Inovação, entre outros modelos).

Com a visita de gestores públicos municipais ao Campus do Inmetro e a "vivência", por um dia, das mais de trinta soluções para Smart City que serão testadas e avaliadas, com certeza se atingirá, naquele gestor, a inspiração e o estímulo para concepção de projetos tendentes à transformação de sua própria Cidade.

 

 
 

Os testes de soluções devem ser iniciados no segundo semestre de 2018. Conheça as Soluções que serão testadas.

 
 

COnfira aqui as

Soluções Testadas

 

 
base-imagem-inmetro-projetos_CCO.jpg

Centro de Controle Operacional (CCO)

O "CCO" consiste em peça-chave no funcionamento de uma Smart City. Na Arquitetura "macro" de uma Cidade Inteligente, o CCO situa-se no ponto de contato dos dados (tratados, processados, analisados e combinados) e, principalmente, dos alertas (qualificados, a partir da aplicação de inteligência artificial em sua análise) com o tomador de decisão. Eventos de segurança pública, mobilidade urbana e saúde (acidentes, interrupção de vias), controle da Iluminação Pública, monitoramento da rede de água e esgoto, monitoramento da coleta de lixo, situação meteorológica e eventuais pontos de potenciais alagamentos ou deslizamentos, entre muitos outros serviços e funções municipais, são, na lógica da Smart City e dos CCOs, controlados de forma centralizada, num único lugar físico (viabilizando ganhos de escala e o compartilhamento de decisões entre os diferentes operadores).

base-imagem-inmetro-projetos_poste.gif

Iluminação Pública Inteligente

Rede de Iluminação Pública Inteligente, composta por luminárias tipo "LED" (Lighting Emiting Diodes) e dispositivos de controle integrados em cada luminária, com processamento e memória local, destinados à sua "telegestão", e capazes de permitir, em tempo real e por atuação à distância (a partir do CCO), a comunicação entre cada luminária e o Centro de Controle Operacional, atuação para dimerização das luminárias (individualmente e/ou por regiões), ordens de liga/desliga, bem como o pleno e irrestrito monitoramento e coleta de dados da Rede de Iluminação Pública Inteligente e serviços associados.

base-imagem-inmetro-projetos_ponto.gif

Ponto de Ônibus Inteligente

Instalação de Totem interativo no interior do abrigo do Ponto de ônibus, destinado a, entre outras funções, (i) informar sobre a posição em tempo real dos ônibus/BRT/VLT de determinada linha/destino (a partir de dispositivos diversos, instalados nos veículos) e o tempo de espera estimado, a partir da geolocalização do modal e projeções de tráfego (monitoradas em tempo real), (ii) informar sobre temperatura, qualidade do ar, previsões meteorológicas, entre outras informações úteis, bem como (iii) servir de ponto de interação do munícipe com a gestão pública, permitindo inclusive o acionamento de "botão de pânico" - útil para paradas de ônibus localizadas em lugares remotos ou com parco policiamento, vulneráveis a eventos de criminalidade -, com link direto junto às autoridades de segurança pública.

base-imagem-inmetro-projetos_bici_comp.gif

Bicicletas Compartilhadas

Disponibilização de bicicletas públicas em estações monitoradas remotamente, permitindo-se ao usuário a retirada da bike através de aplicativo, sua devolução em quaisquer estações distribuídas ao longo das vias da Cidade, o acompanhamento da disponibilidade de bikes em cada estação monitorada, entre outras funções acessórias.

base-imagem-inmetro-projetos_bikeeletricacomp.gif

Bicicletas Elétricas Compartilhadas

Disponibilização de bicicletas elétricas públicas, do tipo "pedelecs" (sem acelerador, com a ativação dos motores conforme o pedalar do ciclista), dotadas de motor, bateria, controlador eletrônico ou módulo de velocidade do motor, sistema de pedal assistido (PAS) e painel de controle de bateria e velocidade. Devem ser retiradas/devolvidas em estações de recarga situadas nas vias públicas, monitoradas remotamente, permitindo-se ao usuário a retirada da bike através de aplicativo, sua devolução em quaisquer estações de recarga distribuídas ao longo das vias da Cidade, o acompanhamento da disponibilidade de bikes em cada estação monitorada, entre outras funções acessórias.

base-imagem-inmetro-projetos_carroeletrico.gif

Carros Elétricos Compartilhados

Disponibilização de carros elétricos públicos compartilhados, inclusive autônomos, em estações de recarga (e retirada/devolução) localizadas ao longo das vias públicas.

base-imagem-inmetro-projetos_sinal.gif

Semáforos Inteligentes

Instalação de "Semáforo Inteligente", capaz de, por meio da detecção e análise de dados em tempo real sobre o fluxo de veículos em determinada via pública, temporizar e ordenar a semaforização, com vistas a otimizar ao máximo o fluxo de veículos, bicicletas e pedestres na via. As mesmas tecnologias, dotadas de análise de dados e informações ("analytics"), permitem ao semáforo, além de eficientizar o fluxo de veículos, tomar decisões humanas (ou "humanizadas"), como, por exemplo, retardar a liberação dos veículos quando da identificação de uma pessoa idosa ou cega atravessando a rua - necessitando de maior tempo para concluir a travessia.

base-imagem-inmetro-projetos_fiscalizasinal.gif

Fiscalização Inteligente de Infrações de Trânsito

Instalação de radares, câmeras "OCR" (Optical Character Recognition) e estruturas análogas nas vias públicas, destinadas a detectar infrações às normas de trânsito vigentes sobre determinada via pública (observância semafórica, observância de velocidade máxima, invasão de faixa de ônibus, entre outras diversas infrações), assim como identificar veículos produto de crime, entre outras irregularidades.

base-imagem-inmetro-projetos_vagas.gif

Gestão Inteligente de Vagas Públicas

Instalação de soluções de Gestão Inteligente de Vagas Públicas, baseadas em sensores físicos, instalados no solo ou em estruturas suspensas (postes de Iluminação Pública, por exemplo), ou na utilização do videomonitoramento da via, destinadas a controlar, monitorar e aplicar preços públicos ao estacionamento de veículos em vias públicas. A solução deve viabilizar ao gestor público o controle e dimensionamento da disponibilidade de vagas, bem como possibilitar ao usuário o pagamento automático, através de Aplicativo.

base-imagem-inmetro-projetos_robo.gif

Robô Autônomo de Entregas

Soluções de entrega autônoma de encomendas, objetos ou documentos, por meio de robôs, controlados e monitorados remotamente.

base-imagem-inmetro-projetos_monitempo.gif

Monitoramento Climático e Meteorológico

Soluções que se utilizam de sensores locais, ou mesmo de via satelital (ou sua combinação), para o Monitoramento Climático e Meteorológico da Cidade, destinado, primordialmente, ao planejamento da Autoridade Municipal para respostas rápidas - e medidas preventivas - em relação a potenciais desastres do ambiente urbano (deslizamento de encostas, alagamentos e inundações, ou mesmo ressaca marítima). Combinam dados aferidos por múltiplas fontes para produzir alertas confiáveis e com grande precisão, relativamente a regiões específicas da Cidade. Temperatura, qualidade do ar e outros fatores ambientais são aferidos em tempo real e levados ao tomador de decisão da gestão pública.

base-imagem-inmetro-projetos_desliza.gif

Sensores de Detecção de Deslizamentos de Terra

Soluções que se utilizam de sensores específicos, estrategicamente posicionados em regiões propícias a deslizamentos, e que alertam quanto ao início do processo de desprendimento do solo/rocha, transmitindo sinais às autoridades para intervenções preventivas.

base-imagem-inmetro-projetos_hidrometro.gif

Hidrômetros Inteligentes

Instalação de "Hidrômetros Inteligentes", capazes de transmitir a um Centro de Controle, em tempo real, o consumo de água acumulado de uma residência/prédio ligada à rede pública de abastecimento, oferecendo-se ao prestador do serviço informações constantemente atualizadas, que servem não somente ao faturamento mais eficiente e confiável, mas ao monitoramento e planejamento constantes do uso da água, assim como ao controle de fraudes, sendo possível aos usuários, ainda, acompanhar seu consumo em tempo real, por meio de aplicativos.

base-imagem-inmetro-projetos_controleagua_2.gif

Controle de Perdas Físicas na Rede de Abastecimento de Água

Instalação de sensores para Controle de Perdas Físicas na Rede de Abastecimento de Água, hábeis a detectar vazamentos nas tubulações, por meio de vibrações em frequências sonoras específicas ou meios análogos.

base-imagem-inmetro-projetos_controleagua.gif

Monitoramento de Qualidade da Água

Instalação de sensores e dispositivos diversos destinados ao monitoramento remoto e em tempo real da qualidade da água distribuída à população, permitindo-se seu controle e acompanhamento à distância, por um Centro de Controle.

base-imagem-inmetro-projetos_esgoto.gif

Tratamento Inteligente de Esgoto

Implementação de solução para Tratamento Inteligente do Esgoto, que compreenda a geração, no ciclo de tratamento, de energia a partir do lodo/biogás, assim como de água de reuso, e, principalmente, a aferição constante e em tempo real dos volumes de água de reuso e de energia gerados com o tratamento, a partir de Centro de Controle.

base-imagem-inmetro-projetos_lixeira.gif

Lixeiras Inteligentes

Instalação de sensores e dispositivos diversos destinados ao monitoramento remoto e em tempo real da capacidade das lixeiras/contêineres (destinados a lixo orgânico e reciclável) instalados nas vias públicas e do volume de lixo depositado em cada local, permitindo-se seu controle e acompanhamento à distância, por um Centro de Controle, bem como a geração automática, uma ou mais vezes ao dia, da "rota mais eficiente" de coleta (atualizada constantemente e encaminhada aos motoristas dos caminhões responsáveis pela coleta, por meio de aplicativo para Smartphone).

base-imagem-inmetro-projetos_hidrometro.gif

Telemetria de Lixo Individualizada

Instalação de sensores e dispositivos diversos destinados ao monitoramento remoto e em tempo real da capacidade das lixeiras/contêineres para acondicionamento de lixo residencial/industrial, bem como do volume de lixo depositado em cada local, permitindo-se a aplicação de tarifa instantânea ao usuário (que deve liberar a lixeira por Aplicativo), pelo volume depositado. Viabiliza-se, ainda, seu controle e acompanhamento à distância, por um Centro de Controle, além da geração automática, uma ou mais vezes ao dia, da "rota mais eficiente" de coleta (atualizada constantemente e encaminhada aos motoristas dos caminhões responsáveis pela coleta, por meio de aplicativo para Smartphone).

base-imagem-inmetro-projetos_bueiro.gif

Bueiros Inteligentes

Implementação de soluções popularmente conhecidas como "bueiros inteligentes", consistentes em cestos de retenção de resíduos da via pública (acoplados aos "bueiros" da Cidade), dotados de sensores com capacidade de, comunicando-se com a Central de Controle, informar sobre o atingimento de sua capacidade de retenção dos resíduos (ou seja, seu ponto de potencial entupimento), permitindo às autoridades e prestadores de serviço de zeladoria urbana intervirem pontualmente na limpeza do bueiro "sujo", otimizando-se custos operacionais na limpeza e prevenindo-se enchentes.

base-imagem-inmetro-projetos_lixeira.gif

Tratamento Inteligente de Resíduos Sólidos Urbanos

Instalação de sensores e dispositivos diversos destinados ao monitoramento remoto e em tempo real da capacidade das lixeiras/contêineres para acondicionamento de lixo residencial/industrial, bem como do volume de lixo depositado em cada local, permitindo-se a aplicação de tarifa instantânea ao usuário (que deve liberar a lixeira por Aplicativo), pelo volume depositado. Viabiliza-se, ainda, seu controle e acompanhamento à distância, por um Centro de Controle, além da geração automática, uma ou mais vezes ao dia, da "rota mais eficiente" de coleta (atualizada constantemente e encaminhada aos motoristas dos caminhões responsáveis pela coleta, por meio de aplicativo para Smartphone).

base-imagem-inmetro-projetos_esgoto.gif

Irrigação Inteligente

Implementação de soluções de irrigação inteligente, baseadas no emprego de sensores de umidade do solo e dispositivos de controle e acionamento automático dos irrigadores, conforme os níveis de umidade do solo variem, bem como a depender das previsões pluviométricas (e do cruzamento qualificado destes dados), sendo possível o monitoramento remoto por um Centro de Controle e a otimização do gasto hídrico dos processos de irrigação.

base-imagem-inmetro-projetos_cameras.gif

Monitoramento Inteligente por Câmeras de Vídeo

Implementação de soluções baseadas em videomonitoramento e processamento inteligente de imagens que auxiliem na pronta intervenção (policial, de atendimento médico, de Defesa Civil etc.) pelas autoridades responsáveis, notadamente para análise qualificada de eventos, identificação de comportamentos nas vias públicas que mereçam atenção das autoridades e, inclusive, reconhecimento facial de indivíduos.

base-imagem-inmetro-projetos_drone.gif

Monitoramento e Atuação Inteligente por Drones

Implementação de soluções baseadas no emprego de drones para o monitoramento e atuação de interesse público nas Cidades. Além de videomonitoramento, são diversos os possíveis usos públicos dos drones, como a rápida entrega de equipamentos de primeiros socorros no caso de acidentes ou eventos de saúde ocorridos nas vias públicas (inclusive seu emprego pela Defesa Civil, no caso de buscas por sobreviventes em áreas de difícil acesso, em virtude de desastres).

base-imagem-inmetro-projetos_controletiro.gif

Detecção de Tiros de Arma de Fogo

Implementação de soluções baseadas em sensores acústicos, estrategicamente posicionados em pontos críticos da Cidade, capazes de identificar instantaneamente o disparo de armas de fogo, cientificando a operação da Cidade (geralmente centralizada nos CCOs), assim como as autoridades policiais, acerca do(s) disparo(s) captados, com detalhes de localização, horário do disparo, calibre e tipo de arma, a fim de que haja a atuação de verificação e/ou repressiva.

base-imagem-inmetro-projetos_controle.gif

Controle Inteligente de Acessos

Implementação de soluções baseadas em tecnologias avançadas para o Controle Inteligente de Acessos, especialmente mediante reconhecimento facial, biometria, meios análogos e a combinação destes, para maximização da confiabilidade, da segurança, da eficiência e minimização de custos operacionais de controle.

base-imagem-inmetro-projetos_hidrometro.gif

Telemetria de Consumo de Energia Elétrica

Implementação de soluções que permitam a denominada Telemetria de Consumo de Energia Elétrica, ou seja, o acompanhamento à distância do consumo de energia em unidades isoladas, por meio de dispositivos de aferição e comunicação específicos.

base-imagem-inmetro-projetos_energiasolar.gif

Geração de Energia Solar

Instalação, em superfícies sob o controle da Municipalidade (estruturas como semáforos, luminárias, pontos de ônibus, topos de prédios públicos), de sistemas e equipamentos destinados à geração de energia "solar" (fotovoltaica), a fim de fazer face à própria demanda dos equipamentos públicos, suprir indisponibilidades da rede elétrica ou mesmo lançar-se no sistema o quantitativo gerado.

base-imagem-inmetro-projetos_eolica.gif

Geração de Energia Eólica

Instalação, em superfícies e equipamentos sob o controle da Municipalidade, de equipamentos destinados à geração de energia por fonte eólica, a fim de fazer face à própria demanda dos equipamentos públicos, suprir indisponibilidades da rede elétrica ou mesmo lançar-se no sistema o quantitativo gerado.

base-imagem-inmetro-projetos_piso.gif

Geração de Energia Piezoelétrica

Instalação, nas vias públicas do Município e prédios com grande circulação, de pisos hábeis à geração de energia piezoelétrica, a partir da pressão sobre sua superfície (de passos de pedestres, carros etc.), a fim de fazer face à demanda dos equipamentos públicos, suprir indisponibilidades da rede elétrica ou mesmo lançar-se no sistema o quantitativo gerado (creditando-se o Município perante a Distribuidora).

base-imagem-inmetro-projetos_saude.gif

Telemedicina e Big Data da Saúde Pública

Implementação de soluções baseadas em Big Data e tecnologias cognitivas para gestão da Saúde Pública, de modo a agilizar e até automatizar diagnósticos e proposições de tratamentos (além de ações globais de saúde), por meio de Inteligência Artificial avançada, aportando-se eficiência ao sistema público mediante a majoração do grau de confiabilidade dos diagnósticos/tratamentos e redução dos custos operacionais.

base-imagem-inmetro-projetos_nuvem.gif

Big Data da Educação Pública

Implementação de soluções baseadas em Big Data e tecnologias cognitivas para gestão da educação pública, de modo a, por meio da análise qualificada dos dados "macro" do sistema educacional e dados "micro" colhidos dia-a-dia perante os alunos, ter-se informações e subsídios preciosos ao gestor educacional da Municipalidade, como, por exemplo, delimitação de perfis apurados de cada grupo de alunos, compreender sua trajetória desde o início da prestação do serviço educacional na rede pública, sugerir automaticamente, com base em experiências de sucesso (nacionais e internacionais) que integrem a tecnologia cognitiva, medidas e ações (inclusive sem custos ou de baixo custo) para a otimização do aproveitamento de determinados perfis e reorientar a prática pedagógica municipal como um todo, de forma que melhor atenda às necessidades dos alunos sob análise e, principalmente, acarrete a "retenção" de alunos propensos a abandonar seu curso (mesmo antes da manifestação do desejo de abandono).

base-imagem-inmetro-projetos_totem.gif

Aplicativo da Cidade Inteligente

A fim de viabilizar maior interação entre a Administração Municipal e os cidadãos, possibilitando, assim, a gestão colaborativa dos espaços e serviços públicos, têm sido cada vez mais empregados os denominados aplicativos da Cidade Inteligente.

base-imagem-inmetro-projetos_totem.gif

Totem Interativo Multisserviços

Instalação de Totens Interativos Multisserviços em locais de grande circulação nas vias públicas, destinados a permitir, com rapidez, a obtenção de informações de mobilidade, informações turísticas, localização de postos de saúde e hospitais, avisos de interesse público, entre outros elementos úteis aos usuários dos serviços públicos municipais.