Painel Especial do SCDay19 discutirá Drones nas Cidades Inteligentes

DRO NEW.jpg

Os desafios da segurança pública nas grandes metrópoles brasileiras vêm recebendo, ao longo dos anos, grande atenção do setor produtivo de tecnologia e inovação. Nesse sentido, uma das principais - e mais instigantes - soluções aplicáveis à gestão da segurança nas Cidades Inteligentes relaciona-se ao uso criativo de Drones (RPAS) no ambiente urbano, por autoridades municipais e estaduais.

Segundo a ANAC, já foram expedidas, em todo o território brasileiro, aproximadamente 50.945 autorizações a pessoas (físicas e jurídicas) para operação com RPAS, sob os requisitos do Regulamento n.º 94/2017. Também de acordo com a Agência, são 62.048 Drones registrados (21.945 para uso profissional e 40.103 para uso recreativo), sendo São Paulo o Estado que conta com o maior número de Drones registrados junto à Agência (21.739), seguido pelo Rio de Janeiro, com 7.887.

Conjuntamente com a evolução exponencial das outras "camadas" da Cidade Inteligente (conectividade, armazenamento-processamento de dados, Analytics avançados), este fantástico meio de captação de imagens e transporte de coisas e pessoas tem possibilitado, para além de seu uso recreativo, verdadeiras disrupções no cotidiano do ambiente urbano brasileiro, situando-se, com certeza, dentre as condutas públicas que, atualmente, caracterizam uma Smart City.

Segurança Urbana, Gestão de Ativos Públicos Municipais, Apoio a Operações de Trânsito e Mobilidade, Apoio em Acidentes e Operações de Resgate, Transporte de Medicamentos e Órgãos para Transplante, Suporte a Desastres e Defesa Civil, Detecção e Prevenção de Focos de Dengue e outras Pragas Urbanas, Atualização da Base Tributária de Imóveis, Acompanhamento e Fiscalização de Obras, entre outras, são algumas das áreas de atuação pública que, por intermédio do emprego de Drones, podem ser drasticamente otimizadas, conforme as demandas de cada Municipalidade.

Um dos principais cases de uso público urbano de Drones é o programa denominado Dronepol, lançado pela Prefeitura de São Paulo/SP em 2017.

A edição 2019 do Smart City Day, promovido pela SPIn e pela Microsoft Brasil, que acontecerá no próximo dia 03/06/19 em São Paulo, terá painel especial abordando as principais questões e perspectivas do uso criativo de Drones nas Smart Cities, com a presença do Secretário Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Cel. José Roberto R. de Oliveira, como painelista.

Conheça os temas desta edição e garanta já sua participação neste importante dia do movimento das Smart Cities no Brasil!

Vitor Antunes