Cursos e treinamentos

Disponíveis

 

 

A fim de difundir o conhecimento e as boas práticas de estruturação de Cidades Inteligentes – e, assim, impulsionar o movimento das Smart Cities no Brasil –, organizamos e ministramos diversos Cursos e Treinamentos, direcionados tanto aos gestores públicos municipais quanto às empresas que atuem – ou desejem atuar – no setor.

 
curso-cidades-inteligentes.jpg

Cidades Inteligentes

 

Visão do Gestor Público

Treinamento

O que são Smart Cities e como as tecnologias da informação e comunicação podem auxiliar as Cidades brasileiras no provimento de serviços públicos locais? Por onde começar o processo de planejamento e estruturação de uma Cidade Inteligente? O que aprender (e o que não aprender) da experiência de outros países? O que é o "Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente" e quais suas intersecções com outros instrumentos de planejamento urbano? PPPs, Concessões, Lei de Inovação ou contratos de curto prazo? Como construir Cidades dotadas de interoperabilidade e cibersegurança? Quais os incentivos e programas federais de apoio aos Municípios para projetos de Smart City? O que é o Plano Nacional de IoT e como afeta as Cidades? 

Estes são alguns dos aspectos que o Treinamento "Cidades Inteligentes – Visão do Gestor Público" busca esclarecer aos gestores, especialmente da esfera municipal.

Informações

relacionamento@spinteligentes.com

 

Treinamento

Dado seu alto grau de complexidade e inovação, projetos para Cidades Inteligentes apresentam características, riscos, formas de financiamento e dinâmicas operacionais absolutamente peculiares. A inserção de IoT e Big Data no dia-a-dia do ambiente urbano e da prestação de serviços municipais traz consigo novas (e complexas) espécies de relações jurídicas e econômicas, seja na interação entre o desenvolvedor da Solução e o Município, seja na relação destes com os usuários-cidadãos.

Com isto, também os modelos de negócio vêm passando por intensas transformações. O valor da informação passa a ser, cada vez mais, componente essencial dos projetos municipais, independentemente do formato adotado para a relação público-privada (PPPs, Concessões, Lei de Inovação, entre outros).

Atualize-se com o Treinamento "Modelos de Negócio em Cidades Inteligentes".

Informações

relacionamento@spinteligentes.com

curso-modelos-de-negocio.jpg

Modelos de Negócio 

em

Cidades Inteligentes

 
curso-certificacao.jpg

Certificação e Indicadores ISO


Para Smart Cities

Treinamento

Estamos prestes a entrar em uma nova era das Smart Cities em todo o mundo! Após décadas de indicadores extraoficiais e inexatos/incompletos destinados à análise do "grau de inteligência das Cidades", em 2018 entra em vigor a primeira Norma expedida pela ISO - International Organization for Standardization dedicada exclusivamente aos indicadores de inteligência das Cidades na resolução das demandas do ambiente urbano, e que contou, em sua concepção, com a participação de mais de 20 países.

Cidades que desejarem ser certificadas pela ISO como Smart Cities deverão, a partir de 2018, observar os novos Indicadores, que conduzirão o processo de avaliação pelas entidades acreditadas. Assim, há expectativa de impacto ainda maior que o da Norma ISO 37120:2014 (Indicadores de Cidades Sustentáveis) na formulação de políticas públicas e implementação de projetos pelas Cidades.

Municípios, Órgãos Públicos, Entidades e Empresas dos mais diversos setores, que atuem (ou pretendam atuar) no campo das Smart Cities, deverão estar plenamente a par das novas diretrizes oficiais estabelecidas pela ISO. Aos Municípios e entes públicos, a compreensão da nova Norma se mostrará necessária para formulação de políticas públicas e estruturação de projetos que conduzam à obtenção da certificação ISO; empresas, por sua vez, necessitam de entendimento sobre a nova Norma como instrumento de compreensão de seu cliente público (Município) e de reformulação da abordagem adotada no processo de fornecimento de soluções "Smart" a Municípios.

Informações

relacionamento@spinteligentes.com

 

Cursos e treinamentos

Realizados

 

 
 

 

II Workshop Ambiente Smart City

12/03/2018, São Paulo/SP

Realizado em 12/03/2018 na ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (em São Paulo/SP), o II Workshop do Projeto Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes, conduzido pela ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e pelo Inmetro, reuniu centenas de players do mercado, bem como entidades governamentais das três esferas, além de representantes do setor acadêmico, para apresentação e discussão do Projeto Básico do Ambiente, concebido pela SPIn Soluções Públicas Inteligentes e pelo Instituto Smart City Business America, no âmbito do Consórcio Ambiente Smart City. 

Foram profundamente expostas as características das soluções que serão testadas no Ambiente, discutindo-se seus aspectos cruciais, como cibersegurança e interoperabilidade. 

 

 

I Workshop Ambiente Smart City

13/12/2017, Brasília/DF

Realizado em 13/12/2017 na sede da CNC – Confederação Nacional do Comércio, em Brasília/DF, o I Workshop do Projeto Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes, conduzido pela ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e pelo Inmetro, reuniu representantes de entidades governamentais diversas, além de representantes do setor acadêmico, integrantes do Comitê Consultivo do Projeto, para apresentação e discussão do Documento de Referência do Ambiente, concebido pela SPIn Soluções Públicas Inteligentes e pelo Instituto Smart City Business America, no âmbito do Consórcio Ambiente Smart City.

Foram profundamente discutidas questões essenciais ao Projeto, como cibersegurança e interoperabilidade das soluções que serão testadas.

 

 

II Workshop Parcerias Público-Privadas para Smart Cities

22/08/2017, São Paulo/SP

A 2.ª Edição do Workshop "Parcerias Público-Privadas para Smart Cities" aconteceu no dia 22/08/2017, na sede da Microsoft Brasil, em São Paulo/SP. 

O evento contou com a presença de inúmeras Instituições envolvidas no tema das Cidades Inteligentes, dos setores público e privado, entre Prefeituras, Agências Reguladoras Municipais, Agências Públicas de Fomento, Ministérios, Órgãos de Controle, e empresas de setores diversos, como Engenharia, Iluminação Pública, Saneamento, Mobilidade, Soluções Públicas Inteligentes, Tecnologias da Informação e Comunicação, Gestão de Facilites, Energia e Sustentabilidade. 

Foram discutidos e debatidos todos os detalhes do modelo de Parceria Público-Privada (PPP) já adotado por diversas Municipalidades, destinado à gestão integrada e informatizada de serviços e utilidades públicas municipais diversas (Iluminação Pública, semáforos, câmeras de vigilância, totens, relógios, pontos de ônibus, entre outras estruturas urbanas), por meio de "rede inteligente", capaz de transitar dados e, com isto, conectar estruturas urbanas a um único Centro de Controle Municipal, instrumento para a evolução das Cidades ao patamar de "Cidades Inteligentes". 

O Workshop contou com a exposição de especialistas acerca dos aspectos técnicos, econômico-financeiros e jurídicos das "PPPs para Smart City", abordando-se projetos nacionais e internacionais deste perfil, com vistas a fornecer aos participantes visão atual e acurada quanto às vantagens, riscos, precedentes e estruturas de financiamento deste modelo de contratação. 

 

 

 

I Workshop Parcerias Público-Privadas para Smart Cities

28/11/2016, São Paulo/SP

A 1.ª Edição do Workshop "Parcerias Público-Privadas para Smart Cities" aconteceu no dia 28/11/2016, na sede da Microsoft Brasil, em São Paulo/SP.

Pela primeira vez no Brasil, foram discutidos e debatidos os detalhes do modelo de Parceria Público-Privada (PPP) destinado à gestão integrada e informatizada de serviços e utilidades públicas municipais diversas (Iluminação Pública, semáforos, câmeras de vigilância, totens, relógios, pontos de ônibus, entre outras estruturas urbanas), por meio de "rede inteligente", capaz de transitar dados e, com isto, conectar estruturas urbanas a um único Centro de Controle Municipal, instrumento para a evolução das Cidades ao patamar de "Cidades Inteligentes

 
background-02.jpg